Introibo ad autare Dei! Deus te ama, sê bem vindo!

Sermão da Procissão do Encontro 19/04/11 - Belmonte/BA

16-04-2011 15:09

 

Caríssimos irmãos e irmãs com esta procissão que realizamos queremos, a cada ano, relembrar a paixão e morte de Jesus Cristo através do doloroso encontro entre o Senhor dos Passos e Virgem Senhora das Dores. Nesta procissão a Igreja então reflete sobre o célebre Sermão das Sete Palavras, ou melhor, sete frases ditas por nosso Senhor Jesus na cruz.

Ao olharmos para essas duas imagens somos movidos a uma profunda conversão e sincera penitência.

Contemplando-as, nossa atitude não pode ser outra senão a dum silêncio grande e profundo, dado que a imagem de Nosso Senhor dos Passos mostra-o com o rosto desfigurado, com a cruz às costas. E podemos nos perguntar sobre o porquê desta cruz!

Jesus carrega a cruz de nossos pecados, de modo especial do grande pecado social da indiferença; e que muitas vezes nós contribuímos para que ele cresça cada vez mais, quando discriminamos, excluímos, desprezamos o aquele(a) que é nosso(a) irmão(ã). Ao receber a sua cruz, Jesus carrega os pecados e a cruz de cada um de nós.

Vemos na expressão dos rostos das imagens dor e sofrimento. OLHEMO-AS!

Algumas imagens de Nossa Senhora das Dores mostram-na abraçada a uma espada, lembrando certamente a profecia de Simeão: “Uma espada de dor te traspassará a alma”.

Pensemos numa mãe que vê seu filho traspassado pela salvação de outros, e qual a resposta desses outros? De nós, por exemplo, qual nosso sinal de gratidão? Como buscamos corresponder a tão grande amor?

Meus irmãos e irmãs, contemplando este encontro, busquemos abrir nosso coração e nossa mente para os encontros que devemos fazer diariamente em nossa vida com todos aqueles marginalizados pela sociedade. Nosso Senhor Jesus Cristo, na clareza frente à missão que recebera do Pai, se põe na direção dos homens e com eles estabelece vários tipos de encontro: com as multidões, com os pequenos, individual com diversas pessoas. Dentre esses, vale-nos elencar alguns como:

- com as autoridades: civis, militares, religiosas, todas sentiram-se incomodadas com a pregação de Jesus. O viram como uma ameaça ao seu comodismo, com seus cuidados aos próprios interesses simplesmente, suas opressões ao povo; enquanto o plano de Deus é de estabelecer a justiça, da prática do amor;

- com o povo: contrários à situação primeira, as pessoas simples, pobres, acorriam ao encontro de Jesus e tais encontros eram gratificantes para Ele, porque via uma multidão disposta a receber a salvação que Ele oferecia;

- com a samaritana: um encontro particular. Ela custa entender a atitude daquele judeu de falar com ela. Jesus lhe propõe a libertação. Desse encontro renasce a alegria, a esperança, a certeza de vida fecunda;

- com o leproso: estes eram obrigados a viver isolados, eram objetos de desprezo. E Jesus quebra o esquema, deixando que o leproso se aproximasse dEle. Para Ele impuro não é quem tem a doença de pele, mas quem fabrica a maldade em seu coração. A verdadeira impureza vem de dentro, não se vê. Lição para nós que costumamos classificar as pessoas como “boas” e “más”... ou mediante a simpatia e a antipatia que inspiram;

- com os discípulos: com estes Ele mantém um contato mais constante, deposita neles sua confiança, os instrui. Um o trai; outro se destaca pelo seu amor ardente a Jesus, mas não entende bem a proposta de Jesus e usa de violência; outro irá fraquejar, tirar o corpo fora.

Que seja para nós, esta procissão, grande ocasião de revermos nossa relação com Deus, nossa fidelidade à Igreja, deixada a nós pelo próprio Cristo!

Reflitamos e rezemos, pois, com suas palavras na cruz:

 

Para os algozes que o levaram e prenderam à cruz Jesus roga ao Pai:

1.    Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem!

"O Senhor nos diz em Sua Palavra para amarmos e orarmos por nossos inimigos. É Ele mesmo quem nos convida para aprendermos d'Ele a viver o perdão".


Ao ladrão arrependido Ele responde:

2. Hoje estarás comigo no paraíso.

"O Senhor nos convida para uma mudança de vida, para uma conversão concreta. E para recorrermos à Sua Misericórdia".

 

Ao discípulo amado e sua Mãe, ciente de ter cumprido sua missão, Ele manifesta:

3.    Mulher eis aí o teu filho, filho eis aí a tua mãe.

“João cuidou de Maria, mas ela amou muito mais a esse discípulo. Hoje, Jesus está dizendo: 'Mãe eis aí os teus filhos'. Jesus está entregando você agora a Virgem Maria, ao coração dela. Se deixe ser cuidado por ela. Entregue sua família, seus negócios, suas dores, todo o seu ser a ela. Peça à mãe, que o filho atende!”

 

Ao Pai, numa total manifestação de sua humanidade, rogou:

4. Meu Deus, Meu Deus, porque me abandonastes?!

“Orar não é dizer belas palavras ao Senhor, mas é abrir o coração. Esse grito pode ser assumido em nossas realidades: 'Porque eu te abandonei Senhor? Porque escolhi estar longe?' É a dor de quem abandonou e quer voltar. Que as dores de nosso Senhor e da Virgem Maria provoquem em nós contrição, e a resposta de nosso coração de voltarmos à vontade do Pai” .

 

Mais uma vez manifesta sua humanidade diante os soldados:

5. Tenho sede!

“Jesus experimentou a dimensão humana. Ele sabe o que é sofrer e conhece as dores que você tem. Ele tem sede de almas puras, de homens e mulheres bons que O sigam. Tem sede de você, filho, filha. Ele está te chamando! É nossa santidade de vida que vai matando a sede de Deus. Diga ao Senhor da sede que você tem, e deseje matar esta sede”.

 Tendo clareza de haver cumprido fielmente a vontade do Pai, reza em louvor:

6. Tudo está consumado!

"Nada n'Ele há de belo ou atraente. Ele nada resguardou para si, para salvar a humanidade. Renova em nós a graça da fidelidade Senhor, para que possamos ir até o fim por amor, como o Senhor foi. Pela força do alto, do Espírito Santo!”

No culminar de sua Missão, ao fazer-se Homem junto a nós, pôde rezar ao Pai:

7. Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito!

"Diante disso, não se tem mais nada a dizer. É hora de olhar para Jesus. O Sangue que resta ainda escorre pelo Corpo. Cabeça inclinada... Ele está morto.

A natureza toda para. Os soldados olham para Ele, nossa Senhora e João também, porque o Eterno morreu para que todos pudessem ter vida e vida em abundância.

Jesus entregou o espírito, tudo está no controle de Deus. A morte foi vencida. Não precisamos nos desesperar. Tudo está no controle de Deus. Silenciemos sem nos desesperar”.

Com esta procissão temos a convicção de que a dor e o sofrimento humanos são povoados por uma presença materna; de que a dor e o sofrimento das mães são preenchidos e habitados por uma presença divina. Assim, nenhuma lágrima humana cai no vazio, no sem-sentido. Não! Todas as lágrimas dispensadas por nós, filhos e filhas muito amados de Deus, são recolhidas e guardadas no Seu coração. A ternura corajosa de Maria, vencendo a brutalidade hedionda daquele cortejo de subida de três condenados ao Calvário, comoveu o Céu para sempre... Naquele encontro o Céu também ganhou uma Mãe, Rainha dos Anjos e dos Santos. Uma Mãe compassiva. Neste momento, resplandeceu já a vitória da Ressurreição... Mas... Ainda que não tivesse se dado a Ressurreição, graças a este encontro de Jesus sofredor com Maria desolada no caminho para o Calvário, saberíamos do sentido da dor e do sofrimento do Filho do Homem e de todos os homens: tal sentido reside no amor, no amor expresso nos olhares cruzados de Jesus e Maria... Oxalá também nós, em nossas via-crucis cotidianas, cruzemos o nosso olhar com os olhares de Jesus e Maria... Então o sentido brilhará. Então a salvação entrará em nossa casa!

Estando confiados ao escapulário da Virgem do Carmo não podemos deixar de pensar na pessoa da Mãe neste encontro, que ora rememoramos. Maria vê seu Filho no caminho do Calvário, condenado a morrer pregado na cruz! E neste caminho, o encontro especial: Jesus encontra-se com Maria. O Filho, em direção ao lugar do sacrifício, encontra-se com a Mãe dolorosa. Encontro confortador! Presença da mãe, certeza da mão amiga, garantia de solidariedade.

A mãe de Jesus acompanha o processo desumano e injusto de condenação de seu Filho. Queria despedir-se de seu filho, junto com as pessoas amigas, espera o filho em algum ponto do calvário. Ao aproximar-se o triste cortejo, ela abre caminho e encontra-se com seu filho.

Nenhuma palavra! Falaram os olhos, falou o coração! Mãe e Filho se olham. Quanta dor, quanto sofrimento! O filho está desfigurado, a mãe angustiada! Maria repassa o nascimento, a infância e os anos da juventude do Filho. Relembra também os encontros e desencontros dos homens com Jesus durante sua vida pública. Como não vislumbrar-se, louvar a Deus por tão grande dádiva – a maternidade!? E hoje, quantas mulheres vemos, que movidas por um egoísmo exacerbado, desmedido, anticristão, ou ainda impulsionadas por um homem que diz lhe amar, não hesitam em descartar uma ou até mais de uma vida, dom mais sublime do amor de Deus, em nome de uma falsa liberdade.

Louvado seja Deus, porque Maria, não olhou para si, não foi egoísta a ponto de pensar a possibilidade criminosa do aborto! Que seria de nós, se tal arbitrariedade tivesse sido cometida por ela?

Que com este encontro entre Jesus e Maria, possamos ter aprendido a abrir o nosso coração para encontrarmos com os excluídos de nossa sociedade. Afinal Maria e Jesus continuam renovando o seu encontro nas suas atuações nos dias de hoje!

Oremos: Ó Virgem, Mãe e Serva, Senhora do Carmo, Auxiliadora, de Aparecida..., tu que soubestes estar do lado do teu Filho nas horas difíceis, dá-nos forças para que também, saibamos reconhecer e ajudar nossos irmãos sofridos na certeza de que ao fazermos isso estamos reconhecendo seu Filho Jesus presente nos irmãos. Assim seja. Amém!

Voltar

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.