Introibo ad autare Dei! Deus te ama, sê bem vindo!

NOSSA SENHORA DO CARMO - HOMILIA

21-09-2010 11:06

HOMILIA NA FESTA DE NOSSA SRA. DO CARMO, BELMONTE 16/07/2010
Jesus vive e é o Senhor, para a glória de Deus Pai!
Que alegria para mim, participar pela primeira vez da festa de Nossa Sra. do Carmo e dirigir a presente reflexão! Fizemos um bonito e profundo caminho neste novenário, onde pudemos conhecer e nos aprofundar na compreensão dos sete presentes que Deus nos dá, através da Igreja, os Sacramentos, sinais sensíveis da Graça invisível de Deus, instituídos por Cristo e confiados à Igreja! Tudo em honra e louvor à Senhora do Carmo, nossa padroeira!
Pois bem, muitos nos acusam ou nos questionam de adorar Maria, razão porque a nossa salvação provém de Jesus Cristo! Nós não a adoramos, adorar, só a Deus! E nós sabemos por que falamos, exaltamos a Maria em nossa liturgia? Pois bem, o primeiro motivo lógico é sua relação com Cristo, e isso ninguém pode negar, pois constitui norma e vínculo para todos os cristãos. Não somente por razões históricas, mas também por razões objetivas e teológicas. A salvação do homem consiste na comunhão com o Deus trino – Pai, Filho e Espírito Santo – comunhão que lhe é concedida através do encontro existencial com Jesus Cristo: quem o vê, vê também o Pai (cf. Jo 14,9).
Por isso, a salvação é sempre a salvação em Cristo; esta tem lugar quando alguém se insere nele, cabeça do corpo que é a Igreja. A salvação se decide neste “estar em”. A Mãe do Senhor, aqui a Senhora do Carmo, constitui importante ponto de referência neste empreendimento. Ela esteve unida a ele de maneira única não só no plano biológico, mas também – e, sobretudo – no plano espiritual, religioso e existencial. Por isso mesmo, aquele que em seu espírito, em sua espiritualidade e conduta prática e se aproxima o mais possível de Maria, também se encontra numa relação estreita com Cristo e se coloca realmente naquilo que decorre do mesmo, que conduz nossa vida ao Deus uno e trino.
Segue-se que Maria, não é a meta, o fim da existência cristã, a Igreja não diz isso, mas ela é sim, o seu modelo, e neste sentido é insubstituível. Basta que nos aprofundemos em todas suas devoções!
O Sacrossanto Concílio Ecumênico da Igreja, Vaticano II, na Constituição Dogmática Lumem Gentium diz-nos que “a relação de Maria com a Igreja está intimamente ligada aos fatos: de Maria ser serva do Senhor na obra da redenção e santificação. Maria é vista pelo Concílio como tipo da Igreja devido às dignidades de Virgem e Mãe.” A mesma Constituição apresenta Maria “como sinal da Esperança e Conforto do Povo de Deus que peregrina rumo à Pátria celeste.”
O Carmelo, monte da Galileia, perto do mar mediterrâneo, é contado na Bíblia por sua beleza e rica vegetação, principalmente por ser o centro da atuação do profeta Elias em defesa da fé israelita. Nos primeiros tempos do cristianismo alguns eremitas ali constituíram um convento sob a invocação de nossa senhora, fundando assim a ordem dos Carmelitas. Sua memória é celebrada hoje, dia 16 de Julho para recordar a data em que o primeiro geral da ordem recebeu das mãos de Maria o “escapulário” com a promessa de abençoar e acompanhar a todos os que usarem.
Celebramos esta festa da Páscoa de Maria, dando graças ao Pai que exalta a mulher, Maria de Nazaré e nela, nos oferece o sinal da vitória definitiva de toda a humanidade, contra o que contraria o seu projeto de amor, pela força da ressurreição de Jesus Cristo, nosso Salvador. De Maria, a senhora do Carmo, inspiremo-nos no fato de antes de ter gerado Jesus no ventre, gerou-o no coração, ou seja, permitamos que Jesus faça morada em nosso coração, transformando nossas vidas, fazendo-nos homens e mulheres novos, tomados por teu Espírito no sentido de participarmos efetiva e eficazmente na edificação de seu Reino, de sua Igreja! Dado que Maria é figura da comunidade cristã, e da Igreja, que intercede por ela para que seja fiel ao Senhor, lutando contra os poderes do mal que se opõem ao Projeto de Deus. Com sua ajuda, a Igreja vencerá as forças da morte e caminhará rumo à vida definitiva proporcionada por Jesus Cristo. Maria é ainda, modelo do discípulo: sua grande bem-aventurança além de ser Mãe de Jesus, é ter acreditado na palavra de Deus e agido conforme esta palavra. Que o façamos também nós, filhos fiéis e devotos da Mãe do Carmelo!
NOSSA SENHORA DO CARMO! Rogai por nós!

Voltar

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.