Introibo ad autare Dei! Deus te ama, sê bem vindo!

EUCARISTIA, MISTÉRIO DE FÉ

21-09-2010 11:07

Eucaristia, mistério da fé. Leitura dos textos 1Cor 11,17ss; Jo 6.13
Em 1996 no XIII CEN em Vitória-ES, cantávamos “Fonte de alegria, santa Eucaristia, vida para a Igreja, sê em nossa história o pão da vitória, que o Brasil deseja”. De fato, podermos contemplar a Eucaristia é depararmo-nos com uma inesgotável fonte de alegria, fonte de vida, pois o Evangelho de são João 6,35.51 ouvimos Jesus, o Filho de Deus, Verbo Encarnado dizer “Eu sou o pão da vida, quem crê e vem a mim não terá mais fome nem sede”. E ainda: “sou o pão vivo do céu, quem comer deste pão viverá para sempre”.
Vejamos, podemos encontrar motivações maiores para nos alegrar senão o fato de não mais sentirmos fome nem sede, ou ainda de que teremos vida para sempre?
Pois bem, verdadeiramente a Eucaristia é fonte de alegria, porque não comemos qualquer carne, mas a carne do Filho de Deus. Frente aos olhos humanos é só trigo e vinho, certo, mas ao se falar de Eucaristia, ultrapassamos o que é meramente humano e experimentamos nosso lado divino, na expressão e vivência da fé que recebemos de Deus no santo Batismo. A fé é dádiva de Deus, é fruto de seu amor por mim, por você, por nós. Ele que me amou por primeiro, que me criou à sua imagem e semelhança. Por esta fé, dom de Deus, o pão não é mais pão, mas a Carne; e o vinho, o Sangue d’Aquele que o Pai enviou, Jesus Cristo, nosso redentor.
Alguém poderá dizer que há outras motivações para a alegria sim em nossas vidas. Podemos até concordar, mas ressaltando, não a verdadeira alegria! Essas outras são motivações efêmeras, vazias e com toda certeza, limitadas, mas a razão de nossa alegria não perece, não se esgota, mas pelo contrário, “quem come este pão viverá eternamente e ressuscitará no último dia”. Assim ensinou Jesus na sinagoga em Cafarnaum.

Voltar

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.