Introibo ad autare Dei! Deus te ama, sê bem vindo!

Subirei ao altar do Senhor - Introibo ad autare Dei

30-12-2010 10:00

 

“Introibo ad autare Dei” (subirei ao altar do Senhor), este é o lema que elegi para minhas ordenações diaconal e presbiteral. Um lema é uma ideia expressa por uma frase que serve de guia ou de motivação para uma pessoa por alguma razão especial e particular. Subir ao altar do Senhor significa ser eleito por Ele, lugar privilegiado da comunhão, da fraternidade, de pertença à família de Deus. Há alguma razão que possa nos dar mais alegria que isso? Com certeza não!

O padre é aquele que, vestindo-se nobre e dignamente, indica a grandeza e a nobreza do que vai ser celebrado na missa, torna-se um Alter Christus (outro Cristo), apontando-O como o Todo-poderoso, vencedor da morte, Rei do Universo, Senhor dos senhores, Rei dos reis.

Este padre que no Altar, se imola com o Cristo, e não age por si, mas com e pela Igreja, não pode celebrar o santo sacrifício da missa sem estola, pois sem esta é um padre sem o poder sacerdotal investido por Cristo a ele conferido pela Santa Igreja. Assim, quando se reveste da estola, deve rezar em silêncio, cantando com o salmista: “subirei ao altar de Deus, de Deus que alegra a minha juventude” (Sl 42,4).

A alegria de subir ao altar é incomensurável, dado que o espaço físico pode estar destruído, mas basta um sacerdote para que, lá, aconteça o maior milagre da Graça, para que Deus Se faça real e substancialmente presente. Mesmo em meio às ruínas. Mesmo estando tudo destruído, é possível subir ao altar de Deus, que é a nossa alegria. Ali diante do Altar do Senhor, todos os dias, somos convocados a participar da Eucaristia e a difundir a incontida alegria do encontro que se traduz na partilha, no acolhimento e no entusiasmo; consequentemente, a alegre experiência do encontro com Cristo, o louvor e a exultação que brotam do fundo de nosso coração não podem permanecer ocultos. O Amor que brota da Sagrada Eucaristia estrutura a comunidade e a faz participar da gratuidade, da generosidade, da abertura ao ser humano.

Na Eucaristia ouvimos, “felizes os convidados para ceia do Senhor...”, o grande banquete servido no altar pelo próprio Jesus, sendo Ele mesmo este banquete, pelo qual fortalecidos pelos gestos de oração e de serviço percebemos que o Rei dos reis nos convida, pois Ele deseja que em Seu Altar saibamos celebrar, solenizar, entoar, proclamar, salmodiar e cantar todas as maravilhas que Ele opera em nosso ser.

Pela reta participação na Eucaristia, recebemos os grandes frutos da mesma que nos fazem clamar juntos com São Francisco de Assis: “Exulte o céu quando no Altar, nas mãos do sacerdote, está o Cristo, o Filho do Deus-Vivo. Ó, admirável elevação e designação maravilhosa! Ó, sublimidade humilde, que o Senhor do universo, Deus e Filho de Deus, assim se humilha a ponto de esconder-se, para a nossa salvação, em pouca aparência de pão!”.

O padre, pelo sacerdócio ministerial que lhe é conferido pela Igreja e não por seu merecimento, se entrega, se imola, se doa integralmente, toma a cruz. Tomar a cruz significa comprometer-se com Cristo para derrotar o pecado que impede o caminho rumo a Deus, acolher cotidianamente a vontade do Senhor, aumentar a fé, sobretudo diante dos problemas, das dificuldades, do sofrimento.

Por estas e inúmeras outras razões é que com muita alegria e gratidão poderei cantar sempre, “Introibo ad autare Dei”!

Voltar

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.