Introibo ad autare Dei! Deus te ama, sê bem vindo!

Jesus, dono de um olhar que transforma

06-01-2011 17:31

 

Em meio aos nossos sentidos um deles se destaca sobre os demais, pois vai além de nosso corpo, ultrapassa espaços, ocupa outros por si mesmo, estou falando de nosso olhar. Sempre estamos a olhar algo ou alguém! O triste que, muitas vezes, esse olhar só vê a parte não tão boa das pessoas, que costumeiramente, definimos como negativa. Vale lembrar que tal realidade refere-se ao nosso olhar, que não é necessariamente o do outro.

Diante disso, podemos nos questionar como seria o olhar de Deus, Ele que nos criou e, permitiu a muitos este dom caríssimo, poder ver e contemplar as criaturas bem como o ambiente onde elas foram postas!

Nas Sagradas Escrituras vemos muitas passagens de muitos personagens que puderam experimentar o olhar de Deus e por ele foram iluminados. Ser olhado pelos olhos de Deus é uma experiência diversa, pois no livro da Sabedoria lemos que "os olhos de Deus são diferentes dos nossos".

Em são Mateus 5, por exemplo, vemos o olhar de Jesus às multidões, olhar tal no qual se expressa seu sentimento de compaixão por aqueles que estão desnorteados, sem rumo e com esse olhar revela à multidão o espírito novo do Reino de Deus ao revelar suas bem-aventuranças. Ao encontrar-se com Zaqueu em são Lucas, o olhar que Jesus dispensa a este homem desvenda a extensão de sua misericórdia – nenhum estado de vida é conflitante com o dom da salvação. Quando olha para o centurião, Jesus, com este olhar, vê o tormento daquele homem que manifestava decência, o que O faz revelar sua capacidade curadora ao servo acamado, isso por meio de uma só palavra!

E o jovem rico? A este, na pessoa de Jesus, Deus manifesta-se através de um olhar que demonstra amor e, muito mais, demonstra a dádiva da vida eterna, propicia ao jovem despir-se de toda ciência bem como toda ostentação de luxo, poder e riqueza e dá ao mesmo a chance de ganhar a vida plena. Da mesma forma, olhando a Maria Madalena, não a vê como pecadora, já condenada pelos homens, mas sonda a ocasião de restaurar-lhe em sua dignidade e lhe devolve a paz! Não há como esquecer o olhar de Jesus manifestado a Judas, um olhar de amor e certeza frente ao beijo traidor que posteriormente receberia.

Recordemos também os olhares de Jesus a Pedro, frente à fogueira, por exemplo, ali Jesus transmite um olhar seguro àquele que noutra ocasião prometera nunca abandoná-lo e Pedro chora amargamente; sem deixar de falar na praia, onde Jesus expõe o perdão à alma incriminada, manifestando mais uma vez, seu pleno amor, sem rancor, sem mágoas, mas pelo contrário, confere a Pedro um lugar de honra.

Por fim, não poderíamos deixar de comentar, ainda que de forma muito simples, o olhar de Jesus ao Pai, na tão conhecida narrativa de são Lucas “Pai, em tuas mãos entrego meu espírito”. Nesta frase da Paixão vemos uma frequência nos discursos de Jesus, o uso constante de expressões antropomórficas, ou seja, referindo-se a Deus, seu Pai, muitas vezes como um ser humano, que O pensa com todos os órgãos humanos, fazendo-nos entender que sua divindade comunica-se a nós ajustando-se a nossos traços humanos.

Oxalá pudéssemos, a cada dia experimentar profundamente o ser olhados por Deus, e mais, transmitir este mesmo olhar àqueles que vêm a nós, que estão a nossa volta, que necessitam de um olhar fraterno, amigo e amoroso, como o de Deus a nós! Um olhar de misericórdia, de ternura, compaixão, não de julgamento ou mesmo condenação!

 

Voltar

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.